Mídia e comunicação nas favelas – Novas narrativas

Existe hoje um movimento de potencialização das narrativas periféricas. Através da fragmentação dos conteúdos, percebemos uma amplificação da voz, da cultura e dos anseios de segmentos antes marginalizados. Mas o avanço da tecnologia e democratização dos meios ainda não é realizada para todos. Como a grande mídia pode tornar este ecossistema ainda mais forte? Qual o papel do jornalismo neste processo?

Flávio Fachel, Apresentador do Bom Dia Rio, Fachel chegou em 1993 à RBS, emissora afiliada à Rede Globo. Em 1998, foi convidado para trabalhar como repórter na Amazônia, onde se destacou em reportagens sobre denúncias ambientais para o Jornal Nacional, Globo Repórter e Fantástico. Foi correspondente internacional da TV Globo em Nova York. Recebeu o Prêmio Esso de Telejornalismo em 2001.

Ana Muza Comunicadora comunitária, empreendedora de favela, é referência feminina do território do Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, onde fundou e atua no jornal PPG Informativo.

Chico Regueira, Repórter e apresentador do quadro “Papo de Rua”, no RJ1, e do programa de temporada “A Roda”, Chico costuma dizer que ‘é um curioso. Por isso, virou repórter’. Gosta de andar por aí e tem a convicção de que a favela é a cidade. O resto é desigualdade. Estudou Jornalismo e Cinema na Universidade Federal Fluminense. Acumula prêmios nacionais e internacionais . ‘O melhor deles será na próxima reportagem’, diz

Melissa Canabrava, Jornalista; atualmente é coordenadora de Comunicação na ONG Voz das Comunidades e coordenadora da equipe digital na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Atua no Núcleo de Mídias e Diálogo com o Público (NuMid) do Museu da Vida Fiocruz. Já passou pela redação do jornal O Dia e tem reportagens publicadas em veículos internacionais, como The Intercept Brasil, BBC Londres e The Guardian.

Ricardo Fernandes, Cria da Cidade de Deus, Ricardo é ator, comunicador, preparador de elenco, ativista social e consultor de marcas por uma publicidade mais diversa e inclusiva. Em 2010, fundou o Instituto Arteiros, na Cidade de Deus, para aproximar as artes das crianças e jovens locais. Em 2011, foi Parceiro do RJ, na TV Globo. Em 2013, repórter da série 100 anos Bondinho Pão de Açúcar, no RJTV. Como ator, fez participações nas novelas Lado a Lado, A Dona do Pedaço e Todas as Flores.

Detalhes do Evento
  • Data inicial
    julho 31, 2023 1:00 pm
  • Data final
    julho 31, 2023 3:50 pm
  • Status
    Expired
Deixe um comentário

Detalhes do Evento
  • Data inicial
    julho 31, 2023 1:00 pm
  • Data final
    julho 31, 2023 3:50 pm
  • Status
    Expired
Desenvolvido com essência pela: umbudigital